A Sala dos Professores alargada - Grupos do Facebook para Professores
Os educadores e professores, antigamente, tal como hoje, procuravam ideias, apoio ou apenas uma boa dica através de outros colegas. Mas antigamente, as conexões eram mais limitadas.
Conversar com colegas na sala dos professores, por vezes, traz a inspiração necessária.
Mas quantas e quantas vezes (e sendo eu professora contratada) caímos de pára-quedas, sem conhecer os colegas, tentando cumprir o programa e as planificações, conhecendo e compreendendo as limitações e diferenciações de cada aluno das nossas novas turmas, avançando nas aulas a um ritmo alucinante. Por vezes é difícil encontrar colegas com preocupações semelhantes às nossas. E, por isso mesmo, considero mesmo muito importante o momento de articulação entre professores. Existir um momento específico para tal permite que haja uma conversação e produção significativas entre docentes, algo que, por vezes, acontece naturalmente durante os intervalos na sala dos professores.
Para vários educadores, não só em Portugal, mas em todo o mundo, os grupos do Facebook permitiram alargar a "sala dos professores", o tempo de articulação.
Com este post, pretendo compartilhar alguns dos grupos de Facebook que considero interessantes seguir enquanto docente.
Mas, o que é um grupo do Facebook?
Os grupos do Facebook são simplesmente espaços online para comunicar com outras pessoas sobre interesses comuns.Existem diversos tipos de grupos no Facebook. Alguns podem envolver apenas pessoas que conhece, como a sua família, colegas ou comunidade escolar. Outros grupos do Facebook são para pessoas com interesses em comum. Pense basicamente em qualquer tópico, interesse ou necessidade e, provavelmente, existe um grupo no Facebook sobre o mesmo - parentalidade, condicionamento físico, negócios, política, notícias locais, programas de televisão, compra e venda, desporto, clubes de fãs de celebridades e muito mais.
Os grupos de Facebook também são muito populares entre os educadores.
Para integrar ou criar um grupo no Facebook necessita de ter conta no mesmo (mas não é obrigatório postar no seu perfil aquilo que aparece nos seus grupos).
Qualquer usuário do Facebook pode criar um grupo se assim o pretender.
Alguns grupos do Facebook são públicos, mas muitos deles são privados (apenas os membros podem ver quem está no grupo e o que está postado). Maior parte dos grupos para professores são privados.
Para ingressar num grupo de Facebook, geralmente, necessita de solicitar permissão. Os administradores podem colocar algumas questões para verificar se é adequado o ingresso dos usuários que pediram permissão para serem membros.
Alguns grupos do Facebook estão visíveis para que qualquer usuário possa procurá-los, outros ficam ocultos e precisa de um convite para participar.
Há limite no número de grupos em que podemos participar? Sim. 6000 grupos.
Os grupos do Facebook têm administradores e moderadores nomeados pelo criador do grupo. Esses indivíduos podem postar tópicos de discussão, aprovar solicitações de associação e garantir que todos estejam a cumprir as regras do grupo.
Páginas do Facebook versus grupos
Confuso sobre a diferença entre páginas do Facebook e grupos do Facebook?As páginas são como perfis públicos de marcas, empresas e editores. Qualquer pessoa pode ver a página e gostar da mesma, ou segui-la, se desejar. Os usuários do Facebook também podem comentar as postagens que veem nas páginas e/ou compartilhar postagens dessa página com seus amigos.
Grupos são comunidades mais abrangentes e democratizadas, eventualmente serão mais privadas, não associadas a uma marca.
Como funcionam os grupos do Facebook?
Como qualquer comunidade, pode dar trabalho manter um grupo do Facebook ativo e atrativo, com a participação efetiva de diferentes usuários.Os administradores e moderadores trabalham nos bastidores para manter o grupo vivo. Eles podem colocar questões abertas, interessantes e pertinentes para o grupo responder ou incentivar e responder às pessoas que vão postando.
Se considera ingressar num grupo do Facebook, poderá ver quantas postagens foram feitas recentemente. Assim, fica com a ideia geral se o grupo está ativo e se vale a pena participar nele. Na página inicial do grupo do Facebook consegue ver essas informações em "Atividade". É visível mesmo se não for ainda um membro do grupo.
Existem prós e contras nas diferentes dimensões dos grupos. Grupos mais pequenos poderão ter a vantagem de potenciar uma maior aproximação e conexão entre os membros, enquanto que, grupos com mais membros, podem oferecer um maior anonimato, mas, provavelmente, haverá sempre alguém por perto para interagir.
Então, o que é que se pode encontrar num grupo do Facebook?
Bem, os grupos abrigam todo tipo de conteúdo - tópicos de discussão, imagens, vídeos e arquivos. Alguns grupos permitem publicações de vendas.
Ao ser membro de um grupo do Facebook, poderá ler as postagens e respostas de outras pessoas. Algumas pessoas tendem a espreitar e simplesmente consumir o conteúdo dos grupos, enquanto que, outras, estão mais envolvidas e postam regularmente perguntas, atualizações e respostas.
Algumas abordagens são lideradas pela escola (às vezes vinculadas à página oficial da escola no Facebook), enquanto outros grupos são criados por professores, pais ou alunos.
Como é que as escolas podem usar os grupos do Facebook?
Há diversas maneiras pelas quais as comunidades escolares de todo o mundo estão adotando grupos no Facebook.Algumas abordagens são lideradas pela escola (às vezes vinculadas à página oficial da escola no Facebook), enquanto outros grupos são criados por professores, pais ou alunos.
Algumas escolas e comunidades criam grupos separados no Facebook para:
- Notícias gerais da escola;
- Níveis ou turmas específicas (por exemplo, "2º Ano" ou "6ºC");
- Equipas desportivas;
- Grupos extracurriculares;
- Organização de eventos;
- Partilha de materiais com os alunos;
- Ajuda para trabalhos de casa.
Gerenciar grupos de escolas no Facebook é um tópico importante de discussão entre as comunidades. Muitas escolas percebem que não podem impedir a criação de grupos, por isso, precisam estabelecer diretrizes para garantir que os grupos sejam usados positivamente e em segurança.
10 grupos populares no Facebook para professores
Gosta da ideia de participar em alguns grupos do Facebook ligados à área da educação? Aqui estão alguns bons exemplos de grupos do Facebook para educadores e professores (clicando na imagem, abre um novo separador diretamente para a página inicial do grupo):
\
Dica: Ao ingressar e interagir num grupo, poderá encontrar no Facebook sugestões de outros grupos similares e que poderão interessar-lhe. Isto costuma aparecer no lado direito do ecrã.
Alguma pergunta sobre os grupos do Facebook?
Quer partilhar connosco um grupo interessante?
Deixe nos comentários. Queremos saber a sua opinião!
0 Comments