Softwares Geográficos - Exemplos para trabalhar com os alunos do 1º, 2º e 3º CEB




Na área da Geografia, o ensino e a aprendizagem transformou-se ao longo dos alunos, sendo ainda mais evidente hoje em dia, devido ao E@D, a necessidade das TIG (Tecnologias de Informação Geográfica) e SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Esta disciplina é individualizada no 3º Ciclo do Ensino Básico, não obstante, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, já existe o desenvolvimento das competências geográficas. 
Segundo o paradigma construtivista, os alunos devem realizar uma aprendizagem ativa, autónoma e crítica. O professor é o guia, comprometendo-se a desenvolver momentos e atividades que permitam o aluno realizar essa mesma aprendizagem.
Quando o aluno não consegue aprender, o professor deve questionar-se sobre o porquê.
A metodologias didática e a forma de avaliação desempenham grande importância na motivação dos alunos, nas concessões que os alunos têm sobre o saber geográfico e da sua utilidade.



Alguns dos elementos passíveis de serem trabalhados dentro e fora da sala de aula, dentro da disciplina de Geografia pelos alunos são:


  • Explorar o portal do INE (Instituto Nacional de Estatística)
Este site é uma base com mais variados dados, de diferentes indicadores. Ideal para estudar a população, economia, território e os setores de atividade em Portugal. Os dados obtidos nos CENSOS são trabalhados e apresentados por esta entidade.


Os mais utilizados dentro e fora da sala de aula. Contudo, é necessário explorar mais afincadamente as possibilidades destes dois softwares, ir para além do básico.

Passear por Portugal, conhecendo a história de certos locais, visitando monumentos e os vários elementos que constituem o património local, regional e nacional de Portugal.


Apresenta algumas semelhanças com o portal do INE, apresentando dados estatísticos sobre diferentes indicadores dos Municípios, de Portugal ou da Europa.


O melhor software, claramente, na área de criação, exploração e impressão de mapas. Produto pago.


Esta é a melhor alternativa gratuita ao ArcGIS.


Se quiserem partilhar outros softwares, sites, ideias, por favor, façam nos comentários.






You Might Also Like

0 Comments